Por muitos anos o tarô foi considerado contravenção e picaretagem. O tempo passou, o ofício de tarólogo foi regulamentado e hoje estamos legalizados.
A ética é fundamental em toda profissão, mas na cartomancia principalmente. A atividade é muito delicada, semelhante a uma consulta com o psicólogo. O consulente expõem seus segredos e problemas em busca de solução. Saber orientar é o principal objetivo do tarólogo.
é.ti.ca
sf (gr ethiké)
1- Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana.
2- Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; deontologia-ciência do dever e da obrigação.
3-Parte prática da filosofia social, que indica as normas aque devem ajustar-se às relações entre os diversos membros da sociedade.
Código de ética do tarot |
Bom, vale lembrar que é voluntário, adere quem quiser. Ao lê-lo pela primeira vez percebi que já o seguia sem conhece-lo. Abaixo está um pequeno trecho:
Nós orientamos, os clientes decidem
1. Acreditamos no livre-arbítrio
As cartas indicam, mas não determinam.Quando interpretamos um jogo de Tarot, o que vemos é como a situação se apresenta no momento presente e para onde ela se encaminha. A partir deste ponto, é o consulente que escolhe seguir este fluxo ou traçar outra rota.
2. Informamos as opções, não tomamos as decisões.
Diante de qualquer decisão do consulente, pontuamos
as diferentes possibilidades, mas cabe à pessoa decidir para onde deseja ir, como e quando. E, sim, devemos antecipar o que pode ser encontrado em cada um dos caminhos.
3. Respeitamos as diferentes formas de pensar e de fazer as coisas.
Não julgamos. Em nenhum caso se deve emitir julgamentos internos ou externos para o consulente. Todo mundo tem suas razões e ninguém é
melhor ou pior por isso. Nós não sabemos como iríamos agir nas mesmas circunstâncias e com a experiência que o outro possui.
4. Nós ajudamos o consulente a descobrir e desenvolver ao máximo os seus potenciais.
Oráculos são ferramentas que podem ajudar e orientar os outros muito bem nesse sentido. É uma maneira de incentivar o potencial e os recursos que todos nós temos e, muitas vezes, não reconhecemos ou não estão conscientes. Quando vemos uma oportunidade em qualquer campo de experiência (trabalho, sentimentos, dinheiro,crescimento pessoal etc.), orientamos o consulente para que ele se beneficie plenamente."
Clique aqui para saber mais.
O código de ética é muito completo, resguarda o consulente e o cartomante. Eu adoto!
0 comentários:
Postar um comentário