domingo, 17 de junho de 2018

Cartas Tabu - A Morte XIII

Esse é um assunto que eu gostaria de tratar a muito tempo. Alguns arcanos deixam as pessoas intrigadas e com medo. Neste post vou esclarecer alguns aspectos de acordo com o meu entendimento. A Morte é o melhor exemplo. Quem não fica assustando quando ouve falar em morte?
Ela é um tabu para nós ocidentais e em maioria cristãos. Embora o cristianismo tenha um mártir que dominou a morte ela ainda continua sendo um tabu. No antigo Egito era considerada a Grande Viagem, o ponto de partida para a verdadeira vida. Talvez o nosso medo da morte tenha sido gerado por fatores religiosos que fomos expostos desde a nossa infância.
Quando este arcano sai no jogo as pessoas ficam assustadas, principalmente consulentes de primeira viagem. A palavra e a iconografia despertam aquele velho medo inconsciente. Mas venho aqui falar que na maioria das vezes o arcano XIII não representa a morte física, mas sim uma mudança. O que é a morte se não uma mudança de estado?
Vamos analisar a simbologia deste arcano no tarô de Rider Waite(o mais difundido no mundo):
Um esqueleto(morte) de armadura montado em um cavalo sendo recebido por uma autoridade religiosa e um sol nascente no fundo da gravura. O esqueleto é a melhor representação da morte. É um lembrete uniforme(todos são iguais por dentro) e indiscriminado, ela chega para todos. A autoridade religiosa, o que parece ser um Padre ou um Papa mostra a receptividade pela mudança(o líder religioso é acolhedor com o cavaleiro). O sol é o aviso que dias melhores estão por vir, é a renovação do ambiente, o sinal de um novo começo.
A Morte nada mais é que um sinal de mudança para o consulente, uma maneira para se reinventar diante de velhos casos. Em alguns casos SIM, a este arcano pode vim a representar a morte física, mas vai depender das outras cartas que saíram e do contexto da leitura. No geral, apenas um lembrete que mudança é necessária.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sátiro | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes